Esta foto mostra Maria Prestes, acompanhada do filho Luiz Carlos Prestes Filho, ao lado do Capitão Guimarães, sábado, no camarote da Liga das Escolas, na Sapucaí. A viúva do principal líder comunista brasileiro cumprimentou o bicheiro “pelo belo desfile da Vila Isabel, que homenageou o grande Miguel Arraes”. O encontro, segundo o filho, “foi formal, elegante e democrático.”
O Capitão Guimarães, como se sabe, serviu no Doi-Codi durante a ditadura. Ele também é citado como torturador no relatório da Comissão da Verdade.
Aliás...
Este encontro, improvável há algumas décadas, é um desdobramento do livro lançado por Luiz Carlos, em dezembro: “O maior espetáculo da Terra — 30 anos de carnaval carioca”. Estudioso da economia da cultura popular, o autor exalta no livro o papel dos bicheiros no carnaval. Diz que “sem eles, o desfile não teria a magnitude de hoje”.
Só que este livro coincidiu com o lançamento de “Os porões da contravenção”, de autoria dos repórteres Aloy Jupiara e Chico Otávio. A dupla mostra as ligações de bicheiros com a ditadura e o crime organizado.