1517. Há 500 anos, Martinho Lutero afixou na porta de uma igreja alemã suas 95 propostas para reformar o catolicismo, dando início à Reforma Luterana. Deu no que deu. Até mesmo em Crivella etc.
1817. Há 200 anos, aconteceu a Revolução Pernambucana no Brasil, contra os portugueses; e nasceu Henry David Thoreau, o filósofo americano.
1867. Há 150 anos, foi criada a dinamite; e publicado o primeiro volume de “O capital”, a principal obra do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883).
1917. Há 100 anos, foram escolhidos os primeiros vencedores do Prêmio Pulitzer, nas áreas de jornalismo e literatura; aconteceu a Revolução Russa; nasceram Jânio Quadros, o político, e Roberto Campos, o economista e diplomata; morreu Eufemio Zapata, o militar mexicano.
1937.Há 80 anos, Getúlio Vargas, após um golpe, deu início ao Estado Novo; nasceram Baden Powell, o grande compositor, e Saddam Hussein, o ditador iraquiano; e faleceu Noel Rosa, o Poeta da Vila.
1957. Há 60 anos, aconteceu a independência de Gana, na África; nasceu José Sócrates, político português; e morreu Laika (foto), a cadela russa de 3 anos que se tornou o primeiro animal a ir ao espaço.
1967.Há 50 anos, a República dos Estados Unidos do Brasil passou a ser chamada República Federativa do Brasil; começou a Guerra dos Seis Dias, de Israel contra Egito, Síria e Jordânia; nasceram Kurt Cobain, o cantor americano, e Marcelo D2, o raper brasileiro; morreram Che Guevara, o guerrilheiro argentino, e Castello Branco, general da ditadura brasileira.
1977. Há 40 anos, foi criado o estado de Mato Grosso do Sul; nasceram a nossa musa Camila Pitanga, Fernanda Lima, a apresentadora, e Maria Rita, a cantora; morreram Elvis Presley, cantor americano, e Charlie Chaplin, o gênio britânico das artes.
1987. Há 30 anos, Ayrton Senna venceu, pela primeira vez, o GP de Mônaco de Fórmula-1; nasceu Lionel Messi, o craque argentino; faleceu Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro.
2007.Há 10 anos, a Apple lançou o iPhone; a França aboliu a pena de morte de sua Constituição; a Varig foi vendida para a Gol; morreram Maria Lenk, a nadadora brasileira, Boris Iéltsin, o ex-presidente da Rússia; Enéas Carneiro e ACM, políticos brasileiros; e Luciano Pavarotti, o tenor italiano.