Quantcast
Channel: Ancelmo - O Globo
Viewing all 26715 articles
Browse latest View live

Tucano com o bico quebrado tenta sobreviver no Jardim Botânico do Rio

$
0
0

Porque hoje é sábado...

...a coluna se rende ao espírito de sobrevivência deste tucano, que vive no Jardim Botânico do Rio. O pássaro, clicado pelo querido Laizer Fishenfeld, está com parte do bico quebrada. Mesmo assim, o bicho, que depende do bico para pegar comida, está conseguindo se alimentar. Que Deus o proteja e a nós não desampare jamais

Tucano com o bico quebrado no Jardim Botânico


Governo do Espírito Santo passará a adotar cotas para negros, garante Frei David

$
0
0

Cotas capixabas

Frei David, o das cotas, contou ter recebido do governador Paulo Hartung, ontem, a garantia de que o Espírito Santo passará a adotar cotas para negros nos concursos públicos capixabas: “Tudo indica que o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, dará ao povo negro do Brasil um presente igual”, disse.

Foragida, 'viúva da Mega-Sena' tenta novo habeas corpus e...

$
0
0

Procura-se

Em nova tentativa de não ser presa pela morte do milionário da Mega-Sena Renné Senna, Adriana Ferreira Almeida tentou um habeas corpus. Mas o pedido foi negado pelo desembargador Cláudio Tavares, da 8ª Câmara Criminal.

Ela está foragida desde o último dia 10.

Adriana Ferreira Almeida

Moradores do Leme debaterão formas de combater o envenenamento de cãezinhos

$
0
0

Que horror!

Moradores do Leme, no Rio, farão amanhã, na praça no fim da praia, às 16h, um encontro para debater formas de combater o... envenenamento de cãezinhos do bairro. É que, só no último fim de semana, houve dois casos.

Aviso da reunião de domingo no Leme

Sociólogo: 'Brasil não precisa de analistas políticos, mas de psicanalistas políticos'

$
0
0

O querido sociólogo Sérgio Abranches estava repassando a vida política da Terceira República, para o livro que acaba de escrever, e releu o discurso de despedida da ex-presidente Dilma Rousseff, no Planalto, cinco horas depois da decisão do Senado que a afastou temporariamente do cargo. “De repente, leio a frase ‘posso ter cometido erros, mas não cometi crimes’. A mesma expressão que Aécio Neves tem usado para se defender da acusação de pedir vantagem indevida, desde aquela gravação com Joesley. Concluo que o Brasil não precisa de analistas políticos, mas de psicanalistas políticos.”

Faz sentido.

Aécio Neves

Erasmos Carlos escreve letra para música feita por Tim Maia

$
0
0

Tim Maia


Sabe “New love”, de Tim Maia, escrita em inglês e lançada no LP do Síndico de 1973? Ganhou versão em português de Erasmo Carlos, amigo de Tim desde a juventude, dos tempos da Tijuca. Essa, veja só, é a primeira “parceria” deles. A música se chama “Novo love” e está no CD “Amor é isso”, que Tremendão lança no dia 18, pela Som Livre.

Um trechinho: “Eu amei/Todo o amor/Que eu tinha pra amar/O que eu não sabia/É que ela não me amava/Eu chorei/ Toda a dor/Que eu tinha pra chorar”.

Adeus a Agildo Ribeiro

$
0
0

Agildo Ribeiro, 86 anos, morreu hoje em sua casa, no Rio. O humorista esteve em diversos programas ao lado de Jô Soares, Paulo Silvino e Chacrinha. Um de seus papéis mais marcantes foi o professor Aquiles Arquilau (aquele que era fascinado por Bruna Lombardi), no Planeta dos Macacos (1976-1982), que  dizia  o bordão que é usado até hoje no Brasil: “múmia paralítica”. Casado cinco vezes, Agildo descobriu aos 81 anos que tinha um filho de 47 anos. Ele sofria de um grave problema vascular e seria operado essa semana.

Agildo Ribeiro

Produtores relançam 'Lula, o filho do Brasil' na América Latina

$
0
0

‘Timing’ é tudo

Aproveitando o noticiário internacional envolvendo o calvário de Lula, os produtores de “Lula, o filho do Brasil” (2010) estão relançando o filme na América Latina. Na sexta à noite, estava prevista uma sessão, em Montevidéu, com a presença de Pepe Mujica.

Na quinta, agora, o filme dirigido por Fábio Barreto estreará em cinco salas de cinema da capital uruguaia, e depois seguirá para Buenos Aires e Santiago.

Cartaz de 'Lula, o filho do Brasil'


Ex-procurador enrolado no caso JBS estava trabalhando para empresário que foi preso

$
0
0

Caraaaaamba!

Sabe esse ex-procurador Marcelo Miller, que se enrolou na delação da JBS? O moço não anda com sorte.

Estava trabalhando na empresa ATG, cujo dono Arthur Machado foi preso na Operação Rizoma. É melhor ele se benzer nos Capuchinhos...

Fabio Guimarães

Cartas trocadas por Celso Furtado no exílio serão reunidas em livro

$
0
0

Cartas de Celso Furtado

Dez mil cartas trocadas por Celso Furtado (1920-2004), no exílio, entre 1964 e 1979, serão reunidas em um livro que a viúva do ex-ministro de Jango, Rosa Freire D’Aguiar, quer organizar. Sairá pela Cia. das Letras.

Clima é péssimo entre os ministros do STF

$
0
0

No mais

A situação no STF está de “vaca não reconhecer bezerro”. O clima é péssimo entre os ministros. Mas nada que não possa... piorar.

Plenário do STF

Diretor diz estar sendo cobrado por prestação de contas já enviada por filme de 2006

$
0
0

Isto pode, Ancine?

Daniel Filho, 80 anos, o querido ator e diretor, trocou de mal com a Ancine, a quem acusa de praticar “uma burocracia burra”. É que a agência está cobrando a prestação de contas do filme “Primo Basílio”, de 2006. O cineasta garante já ter, na época, mandado essa prestação.

Ainda por cima, Daniel foi multado em R$ 7 mil sob pretexto de que não colocou a logomarca da Ancine no site do filme “Tempos de paz”, de 2009. Só que o multado garante que, na época, passou o link do site do filme, no qual aparece a logomarca.

'Primo Basílio'

Lava-Jato: periga a biblioteca da prisão de Pinhais virar uma das maiores do Brasil

$
0
0

Livros na cadeia

Periga a biblioteca do Complexo Médico Penal de Pinhais (PR), onde estão uns presos da Lava-Jato, virar uma das maiores do Brasil. É que Zé Dirceu tem pedido a amigos doações de livros. Diz que quer renovar o acervo.

Caso seja preso novamente, ele pretende voltar a trabalhar no espaço. Em sua primeira temporada lá, Dirceu leu uns cem livros. Como se sabe, a leitura reduz a pena.

 Complexo Médico Penal de Pinhais

Depois de cookies e brownies de maconha, onda agora em Ipanema é o... hambúrguer

$
0
0

‘Burgerkank’

Depois de cookies e brownies de maconha, a onda agora nas areias de Ipanema é o hambúrguer de cannabis.

Um grupo de jovens vende, entre outros sabores, o “burguerkank”, que é feito com versão mais forte da maconha.

Maconha

Ator gaúcho aparece caracterizado como Brizola em filme sobre a 'Legalidade'

$
0
0

‘Legalidade’

Este à esquerda é Leonel Brizola (1922-2004), o ex-governador de Rio e Rio Grande do Sul. À direita, está o ator gaúcho Leonardo Machado caracterizado como Brizola para “Legalidade”, filme a ser lançado na próxima edição do Festival de Gramado, em agosto. Dirigido por Zeca Brito e com Cléo Pires também no elenco, tem como pano de fundo a Campanha pela Legalidade, em 1961, quando, após a renúncia de Jânio Quadros, Brizola (então governador gaúcho) liderou uma campanha para que o vice, João Goulart, assumisse a presidência.

Lionel Brizola e Leonardo Machado


O domingo é de... (29-4-2018)

$
0
0

Letícia Spiller, a atriz

...Letícia Spiller, cada dia mais linda. A bela estará no elenco de “O sétimo guardião”, a próxima novela das 21h, de Aguinaldo Silva, e se prepara para lançar um livro de poesias, “Mais de mim”. Multitalentosa, ela estrelará como cantora o show “InFúsion”, de dança latina, no palco do Oi Casa Grande, em 25 de maio

Nosso ‘maio de 68’ foi em março

$
0
0

Imagem do Maio de 68, em Paris



Assim como as chuvas de verão podem cair no outono, o “Maio de 1968” — como a História costuma se referir ao início das rebeldias que abalaram o mundo naquele ano — ocorreu, no nosso caso, em março. É o que mostra, neste miniartigo, Carlos Fico, professor Titular de História do Brasil da UFRJ. Ei-lo:


“Há coincidências na História? Ou as coisas acontecem por acaso? O maio de 1968 francês (foto) é famoso, mas seu equivalente brasileiro já havia se iniciado no mês de março. No caso da Argentina, poderíamos falar no Cordobazo, que foi em maio, mas de 1969. Em relação aos EUA, olhando em retrospectiva, parecem unificadas num influxo libertário as manifestações contra a guerra do Vietnã, a iniciativa Black Power e a explosão hippie, mas havia muitas diferenças os movimentos. Houve também outros 1968, nos países do leste europeu, menos conhecidos e marcados pelo nacionalismo e pela defesa da democracia.

Por isso, não convém estabelecer correlações mecânicas, como se todos os que protestavam contra a morte de Edson Luís nas famosas passeatas brasileiras estivessem inteiramente antenados com o que ocorria ou ocorreria em Paris. Temos depoimentos de participantes que nos contam que só teriam notícia da ‘noite das barricadas’, no Quartier Latin, muito tempo depois. Entretanto, vínculos sutis e efetivas correlações podem ser estabelecidos. A pílula anticoncepcional deu grande impulso ao florescente feminismo. O movimento pelos direitos civis, os atos contra a guerra do Vietnã, as lutas políticas em favor da democracia e contra as ditaduras associavam-se a comportamentos libertários relacionados ao rock, ao uso de drogas e aos hippies.

O ‘nosso maio’ de 1968 se estenderia da passeata de 28 de março, quando 50 mil pessoas protestaram contra o assassinato de Edson Luís, até a famosa Passeata dos Cem Mil, em 26 de junho. De entremeio, vários protestos pelo Brasil. Mas, depois, apenas provocações da linha dura (depredação de teatro, atentado à bomba, invasão de universidade, sequestro de atriz). A escalada de pressões, como se sabe, terminaria mal, com o AI-5. Em História, não há respostas simples. Não houve influência do maio de 1968 parisiense no caso brasileiro. Mas o que se passou no Brasil, entre março e junho, se integrava evidentemente naquela conjuntura geral de liberdade.”

Carlos Fico é Professor Titular de História do Brasil da UFRJ

Gois na Flip: dobra o número de casas parceiras em 2018

$
0
0

Um dos destaques da programação da Flip nos últimos anos, as casas parceiras devem vir em número recorde em 2018. Até agora, já estão confirmadas dez casas (em 2017, foram oito). Entre elas, haverá até um barco!

Marca de moda-praia carioca abre loja em Paris

$
0
0

Nidas, a marca de moda-praia carioca das estilistas Marina Bandoli e Paula Cox, abre uma unidade no bairro de Marais, em Paris, em maio.

Evasão escolar aumenta no Brasil

$
0
0

Gráfico mostra  evasão escolar no Brasil

A evasão escolar aumentou no Brasil: passou de 6,8%, em 2014, para 8,6%, em 2016. Só no ensino médio, segundo o IDados, a porcentagem de alunos que abandonaram os estudos chegou a 11,6% em 2016. O triste índice, em todas as faixas de ensino, aumentou nas cinco regiões do Brasil, a saber:

Viewing all 26715 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>