Av. República do Chile 65
O paulista Aldemir Bendine, 52 anos, confessou, num café com amigos, que se sente mais “aliviado” após passar a trabalhar fora do prédio-sede da Petrobras, na Avenida Chile, que, em 2009, o site “Virtual Tourist” disse parecer “o cruzamento entre uma penitenciária e um Lego inacabado”.
Mas não foi por carma que a diretoria trocou a Chile por um prédio ali perto, na Avenida Henrique Valadares 28. Foi para que todos os diretores passassem a dividir a mesma sala, como fez o Bradesco há muitos anos e depois virou moda no mundo corporativo. Ah, bom.
Por falar em...
A Petrobras continua procurando um sócio que possa terminar o Complexo Petroquímico do Rio, em Itaboraí.
A estatal está aberta a propostas. Pode até incluir no pacote, quem sabe?, outras refinarias — até pela proximidade com o Comperj —, como a de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e Gabriel Passos, em Contagem, Minas Gerais.
Mas não é fácil...
...encontrar sócio para uma refinaria no Brasil, mesmo com o setor, no mundo todo, ganhando muito dinheiro com o petróleo barato.
É que FH vendeu 30% da Alberto Pasqualini, no RS, para a Repsol. Só que o grupo espanhol tomou ferro com a política do governo de controle de preços da gasolina para segurar a inflação. Em 2010, a Petrobras acabou recomprando esta fatia.