Quantcast
Channel: Ancelmo - O Globo
Viewing all 26715 articles
Browse latest View live

'Ficou claro ontem que nosso maior líder popular é promíscuo, para dizer o mínimo'

$
0
0

Lula e seus demônios

Boa parte da plateia que vai assistir a “Caravanas”, a nova turnê de Chico Buarque, tem cantarolado “Olê, olê, olê, olá/Lula, Lula”. Sempre se pode dizer — e é verdade — que aquele público que pagou ao menos R$ 220 para assistir ao grande artista e simpatizante petista não é representativo da sociedade brasileira. Mas é verdade também que Lula, desde que resolveu politizar o julgamento no TRF-4, tem conseguido recuperar um pouco dos corações e das mentes de sua militância, notadamente da classe média. Ainda assim, essa militância não conseguiu, ontem, encher as ruas, como ocorria em outros carnavais.

Vamos combinar que Lula não tinha muita saída. Ele, como todo mundo que acompanha a Lava-Jato, sabia de antemão que muito dificilmente seria absolvido. Afinal, Porto Alegre vem referendando nove em cada dez decisões de Curitiba. Desde que foi marcado o julgamento de ontem, Lula tinha, então, duas opções. Uma era ir calado para o matadouro gaúcho. A outra, que prevaleceu, foi botar o bloco na rua. Vem daí a volta das caravanas por todo o país e a montagem de uma rede de apoio à sua causa aqui e no exterior. Essa mobilização não deve refluir com a condenação de ontem. Talvez até aumente a partir de hoje.

Ou seja: Lula conseguiu fazer as pazes com a militância. Falta fazer as pazes com sua biografia.

O que ficou claro nas mais de nove horas de julgamento de ontem, em Porto Alegre, é que o nosso maior líder popular, e que tem uma admirável capacidade de sobrevivência, é, entretanto, promíscuo, para dizer o mínimo. Nomeou para a Petrobras uma diretoria cheia de gatunos.

Também impressionou no voto dos três desembargadores como Lula era queridinho e íntimo de Léo Pinheiro, da OAS, assim como de outros empreiteiros. Aceitou favores mesmo sabendo que essa turma não tem amigos políticos. Tem interesses.

É esse tipo de fantasma do passado que Lula terá de carregar pelo resto da vida.

(Artigo publicado na edição de 25/01/2018 de O GLOBO)

Lula


Ponto final (25-1-2018)

$
0
0

Winston Churchill (1874-1965), o político britânico

Por tudo que vem ocorrendo no Brasil, incluindo o que aconteceu ontem, em Porto Alegre, vale se socorrer outra vez em Winston Churchill (1874-1965), que disse: “A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela”.

Tem razão.

Haddad diz que PT pode seguir competitivo: 'Depende do destino de um homem'

$
0
0

A estrela sobe

Cogitado para ser o candidato do PT à Presidência caso Lula não possa legalmente concorrer, Fernando Haddad deu longa entrevista para a “Jacobin”, revista que se apresenta como “a voz da esquerda americana”.

Na conversa, que se deu antes da condenação de Lula, o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo insistiu que o partido não tem um plano B.


Fator Lula...

Sobre a força do PT, profundamente abalado pela Lava-Jato, Haddad diz:

— Não excluiria a possibilidade de o PT continuar sendo competitivo no futuro. Isto depende de várias questões, incluindo o destino de um homem.

Faz sentido.

Haddad e Lula

Temer passou quase despercebido por Davos

$
0
0

Brasil saiu da moda

A participação do presidente Michel Temer em Davos, na Suíça, passou quase despercebida. 

Definitivamente, o interesse pelo Brasil caiu bastante.


Aliás...

Em Davos, fala-se muito português.

Mas é por conta da grande comunidade lusitana, que pode ser vista trabalhando duro nos bares, restaurantes, hotéis e no comércio em geral.

Michel Temer

Não convide para a mesma mesa os presidentes do BNDES e da Riachuelo

$
0
0

Lojas Riachuelo

Não convide para a mesma mesa Paulo Rabelo de Castro, presidente do BNDES, e o empresário Flávio Rocha, presidente das Lojas Riachuelo.

O banco estuda processar o empresário, que andou falando em “uso criminoso do BNDES”. O empresário se referia à época em que Partido dos Trabalhadores estava no poder. Mas, ainda assim, Castro protesta.

Após suspeita de uso eleitoral, prefeitura dificulta uso de helicópteros por secretários

$
0
0

Fechando o cerco

Lembra-se que a coluna publicou a suspeita — investigada por um promotor eleitoral do Rio — de que secretários de Crivella estariam usando helicópteros que prestam serviço à Prefeitura do Rio para visitar outros municípios e, assim, fazer uso da máquina pública para campanhas eleitorais? Pois bem.

O secretário da Casa Civil de Crivella, Paulo Messina, publicou uma resolução dificultando o uso das aeronaves.


Segue...

Agora, entre outras medidas, é proibido usar os helicópteros aos “sábados, domingos e feriados, salvo em casos emergenciais”.

Paulo Messina

Rede de lojas do Rio lança camiseta com 'Que tiro foi esse?'

$
0
0

Que tiro foi esse?

A Dimona, a camisaria, colocou à venda 100 unidades desta camiseta inspirada no sucesso “Que tirou foi esse?”, de Jojo Todynho, veja. Vendeu tudo em duas horas. Já está fazendo mais.

Camiseta com 'Que tiro foi esse?'

Parecia até jogador de futebol: defesa de Lula dá entrevista com 'backdrop'

$
0
0

Tudo é marketing

Chamou a atenção — na coletiva convocada pela defesa de Lula após a condenação, quarta, capitaneada pelo arrumadinho Cristiano Zanin — o backdrop (é o cacete!), esse painel atrás dos advogados em que se repetiam nome e logotipo do escritório. Parecia até entrevista de jogador de futebol.

Coletiva dos advogados de Lula


Prefeitura do Rio aumentará quantidade de lubrificantes distribuídos no carnaval

$
0
0

O carnaval da camisinha

A Prefeitura do Rio aumentará, no carnaval deste ano, a quantidade de lubrificantes distribuídos aos foliões. Em 2017, foram 236 mil; agora, serão 400 mil, um acréscimo de quase 70%.


Segue...

A coordenadoria de Diversidade Sexual da prefeitura também aumentou a quantidade de camisinhas masculinas: de 2,5 milhões para 3 milhões, e distribuirá ainda 200 mil preservativos femininos.

Lubrificante

Lobão está trabalhando '25 horas por dia' num novo disco

$
0
0

Fé em quê?

Lobão está trabalhando “25 horas por dia” num novo disco. Será uma homenagem aos roqueiros dos anos 1980, com diferentes versões de grandes clássicos do “BRock”, como Arthur Dapieve batizou o gênero produzido por aqui naquela época.

A versão que mais empolgou Lobão até agora foi a de “Alagados” (1986), dos Paralamas do Sucesso, aquela que diz: “A arte de viver da fé/ Só não se sabe fé em quê”.

Lobão

Justiça rejeita plano de recuperação de grande rede de lojas de departamento

$
0
0

O juiz Luiz Alberto Alves, da 3ª Vara Empresarial do Rio, rejeitou o plano de recuperação judicial apresentado pelas Lojas Leader. Na decisão, ele ainda devolveu a alguns credores o direito de cobrar o que a empresa lhes deve.

Novo show de Teresa Cristina estreia em março

$
0
0

Teresa Cristina, a cantora

Teresa Cristina, a talentosa cantora, dá mais um lírico passo em sua carreira: dia 21 de março, no Theatro Net Rio, ela estreia seu novo show: “Teresa canta Noel — Batuque é um privilégio”. Depois do vistoso sucesso cantando Cartola, Teresa, novamente acompanhada pelo violão bonito de Carlinhos Sete Cordas, mergulha agora no repertório do Poeta da Vila.

Aliás, esse novo show terá direção musical de Caetano Veloso, o grande artista. Como perguntava Noel... “Com que roupa eu vou?”

Ídolo do Botafogo vai desfilar no bloco Alegria Sem Ressaca

$
0
0


Sabe o Mendonça, idolo do Botafogo nos anos 1970, que abdou sumido, como saiu aqui, semanas atrás? Ele vai participar do desfile do Alegria Sem Ressaca, domingo, em Copacabana. O bloco alerta sobre o uso de álcool e outras drogas, e Mendonça passou por tratamento contra o alcoolismo.

Veja a arte da camiseta do bloco Rola Preguiçosa, que será lançada hoje

$
0
0

Bodas de prata

Veja a arte da camiseta do bloco Rola Preguiçosa, que será lançada, hoje, às 14h, no Quilombo Sacopã, na Lagoa.

A arte é de Mauro Guaranys, e o samba do bloco, que está completando 25 anos, é de Noca da Portela, Luiz Sacopã, Roberto Serrão e Roberto Medronho. Um trecho: “Hoje o Quilombo está em festa/A emoção se manifesta/A alegria é geral/São 25 anos de luta/E a certeza absoluta/Que o bem sempre vence o mal”. Amém.

Camisa do bloco Rola Preguiçosa

Marcos Valério, ele mesmo, se casa em Minas Gerais

$
0
0

Lá vem o noivo

O publicitário Marcos Valério, 56 anos, condenado a 37 anos de prisão no caso do mensalão, casou-se, ontem, num cartório, em Minas Gerais.

A noiva é a baiana Aline Couto Chaves, de 25 anos.

Marcos Valério


Secretário de Cultura é assaltado no Centro do Rio por quatro homens armados

$
0
0

Salve-se quem puder

O secretário estadual de Cultura do Rio, Leandro Monteiro, passava de carro, na quinta à noite, perto da Candelária, no Centro da cidade, quando o veículo foi fechado por uma Mercedes. Era um assalto.

— Na hora, minha única preocupação era a minha esposa, grávida de 8 meses, que estava no banco de trás. Eram quatro homens, três armados de pistola e um com um fuzil. Levaram o carro e todos os documentos — conta Monteiro.

Leandro Monteiro

Jornalão publica que é 'notável' que Brasil não tenha produzido nova geração de políticos

$
0
0

O Trump brasileiro

O “Financial Times”, jornalão de Londres, publicou artigo sobre a condenação de Lula, dizendo ser notável que “um país tão carismático como o Brasil não tenha produzido uma nova geração de políticos dignos do nome”.

E ressalta que o “segundo lugar nas pesquisas é Bolsonaro, um ex-capitão do Exército cujas opiniões fazem com que os tuítes do Sr. Trump pareçam moderados. Isso não é ótimo; é triste”.

Eu também acho.

Lula

Ratazana interrompe entrevista para visto em Consulado dos EUA no Rio

$
0
0

Será que era a Minnie?

Um brasileiro fazia entrevista, ontem, para tirar o visto, no Consulado dos EUA no Rio, quando a entrevistadora, uma funcionária americana, começou a gritar.

E depois saiu correndo.


Segue...

É que passou por ela uma... ratazana enorme. O bicho está há pelo menos uma semana rodando o prédio do Centro, mas ninguém consegue capturá-lo.

Depois de se acalmar — e de garantir que a roedora não estava mais lá —, a americana voltou à “janela” e concluiu a entrevista.

Consulado dos EUA no Rio

Voo SP-Rio precisa arremeter por causa de um... barco

$
0
0

Sai daí, barquinho

Um avião da Avianca que saiu às 16h de ontem de São Paulo estava pousando no Santos Dumont, no Rio, quando precisou arremeter violentamente. É que, acredite, um barco estava quase grudado na pista.

A bordo da aeronave estava o casal Gilberto Gil e Flora.

Aeroporto Santos Dumont

Novo disco marca o fim da briga 'secular' entre Lobão e Herbert Vianna

$
0
0

Paz no Rock

A presença de “Alagados” (1986), dos Paralamas, nesse novo disco que Lobão, como saiu aqui, lançará, tem uma boa dose de história por trás. É que ele e Herbert Vianna, como se sabe, tinham uma briga “secular”. Lobão dizia que o líder dos Paralamas plagiava suas músicas. Mas, após muitos anos de celeuma, eles fizeram as pazes. Em seu “Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo Rock” (2017), Lobão diz ter “perdoado” Herbert e conta que sempre o admirou. Agora, Lobão pediu ao colega para incluir “Alagados” em seu novo disco, e ele concordou. Melhor assim.

Lobão e Herbert Vianna

Viewing all 26715 articles
Browse latest View live