Quantcast
Channel: Ancelmo - O Globo
Viewing all 26715 articles
Browse latest View live

Porque hoje (24/03/2018) é sábado

$
0
0

Porque hoje é sábado...

Estes dois lindos filhotinhos de beija-flor da foto nasceram numa amoreira, veja. E só estão aí graças à atitude tomada por Eduardo Marinho Neves, que, em 2008, quando tinha 9 anos, ficou indignado ao ver a uma amoreira arrancada da calçada, numa rua de Vargem Pequena, no Rio. Aliás, na época, a história foi publicada aqui na coluna, e o dono da maldade foi multado pela Fundação Parques e Jardins. Pois bem. Entristecido pela brutalidade com o verde, o nosso herói mirim pegou um galho na caçamba de lixo e plantou em frente à casa onde morava. A árvore, veja só, ressuscitou, ficou linda e todos os anos dá muitos frutos. Eduardo e família acompanharam o desenvolvimento da frondosa e, agora, o nascer de filhotinhos de beija-flor, que já estão prontos pra alçar voo. Não é uma linda história com final feliz?

Filhotinhos de beija-flor


Movimentação para aprovar reforma da Previdência gerou corrida de aposentadorias

$
0
0

Enquanto seu lobo não vem

A simples movimentação do governo para aprovar a reforma da Previdência, em 2017, gerou uma corrida de aposentarias.

Só na Fiocruz houve, no ano passado, 165 aposentadorias, aumento de 83% em relação ao ano anterior. E mais: 40% delas foram de servidores que ocupavam o cargo de tecnologista em saúde pública.

Presos, pais tentam livrar os filhos (também detidos na Lava-Jato) por meio de delação

$
0
0

Pais & filhos

Não é só o amor de mãe que move montanhas. O de pai também. Para salvar a pele do filho Jonas Lopes Carvalho Neto, o ex-conselheiro do TCE Jonas Lopes partiu para a delação premiada. Jorge Picciani, que, também preso, não se conforma com a prisão do filho Felipe Picciani, tenta a mesma estratégia, mas encontra resistências.

Agora, tudo indica que o empresário Ronald de Carvalho, cujo filho Ronald Muller de Carvalho é sócio na Metalúrgica Valença, acusada de construir UPAs e UPPs superfaturadas, buscará o mesmo caminho.

Guito Moreto

Movimento 'Agora' conversa com vários partidos, mas mantém distância de Bolsonaro

$
0
0

‘Liberal ma non troppo!’

Esse bem-vindo movimento “Agora!”, que quer renovar a política e tem, nos quadros, Luciano Huck, é apartidário. Conversa principalmente com organizações da sociedade civil, mas também com partidos políticos. O movimento, que quer eleger entre 10 e 30 deputados federais nas eleições, mantém uma prudente distância de Bolsonaro devido à falta de apetite democrático do capitão. Mesmo o Partido Novo, criado também com ideais renovadores, é visto no “Agora!” como “excessivamente liberal”, a ponto de ser contra o Estatuto do Desarmamento e acanhado, num país com tanta desigualdade, na questão social.

Luciano Huck

Saiba quanto Luiza Valdetaro, a atriz, receberá do ex-marido, condenado na Lava-Jato

$
0
0

Acordo familiar

O empresário Mariano Marcondes Ferraz, figura conhecida na sociedade carioca e que foi condenado na Lava-Jato, procurou um acordo com a ex-mulher, a atriz Luiza Valdetaro, que fez, entre outras, “Joia rara”.

Ela, que andou dizendo que ele só queria oferecer dois salários mínimos de pensão, receberá R$ 11 milhões.

Luiza Valdetaro e Mariano Marcondes Ferraz

50 anos da morte de King: autor traça paralelos entre o racismo no Brasil e nos EUA

$
0
0

A morte de Martin Luther King

No dia 4, agora, o assassinato do reverendo Martin Luther King, o grande líder da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, completa 50 anos. A coluna convidou o escritor Carlos Alberto Medeiros, o tradutor de “A autobiografia de Martin Luther King”, a traçar paralelos entre o racismo por aqui e na terra de King

“A partir do fim da década de 1960, a visão do Brasil como uma espécie de ‘paraíso racial’, ao contrário dos EUA, considerados a expressão máxima do racismo, começou a entrar num processo de reversão. Com o fim da segregação e as significativas conquistas obtidas pelo movimento dos direitos civis, liderada por Martin Luther King, os EUA passaram a ocupar — ao menos para a militância negra e seus aliados na academia, na mídia, nos partidos políticos e no mundo sindical — o papel de paradigma, não da igualdade racial, mas da luta contra o racismo.

Na visão de estudiosos, estaria havendo, em função disso, uma ‘americanização’ da sociedade brasileira, exemplificada pela adoção de políticas de ação afirmativa (principal avanço dos afro-brasileiros nos últimos anos), simultaneamente a uma ‘brasilianização’ da sociedade americana, em que o preconceito estaria se tornando menos explícito.

Esse tipo de comparação é, na verdade, um exercício complexo, cheio de armadilhas, embora útil por nos fazer questionar os valores e verdades inculcados por nossa própria cultura. Numa visão sumária, poderíamos dizer que existe no Brasil menos animosidade racial, enquanto os Estados Unidos oferecem aos negros maiores oportunidades de ascensão socioeconômica, o que se evidencia pela existência de 35 mil milionários afro-americanos, na maioria empresários, além de altos executivos de grandes corporações, simbolizando o grande avanço obtido nas últimas décadas.

Mas alguns aspectos das duas realidades são bastante semelhantes, como se evidencia nos tristemente frequentes assassinatos, por policiais, de jovens negros desarmados, cruel exemplo da violência a que são submetidos os negros nos dois países, cuja superação é o desafio mais urgente a ser enfrentado.

Aqui e lá.”

Martin Luther King

Maestro João Carlos voltará a tocar piano em público, para homenagear Marielle

$
0
0

Marielle, presente!

O maestro João Carlos Martins voltará a tocar piano em público.

Será na próxima terça, para homenagear a vereadora carioca Marielle Franco, no Teatro Municipal de São Paulo.

João Carlos Martins

A cidade brasileira em que turistas estrangeiros pagaram mais caro por hospedagem

$
0
0

Ai, meu bolso

Sabe em qual a cidade brasileira os turistas estrangeiros pagaram mais caro por uma noite de hospedagem em 2017?

Búzios, segundo o site Hoteis.com, com uma média de R$ 456.


Nem sempre aumento de imposto resulta numa arrecadação maior

$
0
0

Tiro no pé

Não é preciso ser um Armínio Fraga para saber que, nem sempre, um aumento de imposto resulta numa arrecadação maior.

A Petrobras tem um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito, na Baía de Guanabara. Mas ele está... parado devido ao aumento do ICMS estadual. Com isso, o gás importado faz uma viagem maior. Desce num terminal da Bahia e, de lá, vem para o Rio por meio de um duto.

Regravação de 'Que país é esse?' será lançada, com CPM22 e Iggor Cavalera

$
0
0

Que país é este?

Interpretada por outros nomes da música, como a turma da banda CPM22, Tales de Polli e Iggor Cavalera, uma regravação da música “Que país é esse?”, hino de Renato Russo (1960-1996), na foto, será lançada, terça, agora, pela Universal Music, nas plataformas digitais. Aqui, alguns versos desse clássico escrito, em 1978, em plena ditadura: “Nas favelas, no Senado/Sujeira pra todo lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação...”

De lá para cá... deixa para lá.

Capa do 'single' com a nova versão de 'Que país é esse?'

Fernanda Takai finaliza álbum em homenagem a grande artista brasileiro

$
0
0

‘O Tom da Takai’

Fernanda Takai, a cantora amapaense criada em Minas, está em estúdio finalizando um álbum em homenagem a Tom Jobim (1927-1994).

Fernanda Takai

'Baixaria': Nana Caymmi diz que adorou a discussão entre Gilmar e Barroso

$
0
0

Da cantora Nana Caymmi sobre o “arranca rabo” entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, começado pelo primeiro:

— Adoro uma baixaria, assisti várias vezes — explicou.

Caraaaamba!

Pesquisa: 97% dos moradores da Maré não acreditam na intervenção e todos temem a morte

$
0
0

Veja como é delicado o tema da intervenção federal na segurança pública. Uma pesquisa feita com 240 moradores do Complexo da Maré, comunidade onde viveu Marielle Franco, revelou que 97% deles não acreditam que a intervenção vá melhorar o dia a dia do lugar.  O resultado, talvez, reflita a desinformação: 90% confundem intervenção com ocupação ou, ainda, com a experiência da ocupação da Maré em 2015, que é malvista por 70% dos moradores.

Viver com o medo...

Como era de se esperar, todos (100%) disseram que vivem com medo de morrer nesta guerra.

— O medo demonstra o terror e o trauma diários de quem vive dominado pelas armas externas ou internas — diz a filóloga Yvonne Bezerra de Mello, que encomendou a pesquisa, e cujo Projeto Uerê atende, há 20 anos, a 420 crianças no Complexo da Maré.

Justiça leva a júri popular envolvidos na morte de torcedor alvinegro

$
0
0

Lembra-se do assassinato do torcedor do Botafogo Diego Silva dos Santos, em 2017? Ele foi golpeado até a morte com socos, antes de um jogo entre Botafogo e Flamengo, no entorno do Estádio Nilton Santos, no Rio. A 2ª Vara Criminal do Rio decidiu levar a júri popular sete dos oito envolvidos. O oitavo está foragido.

Guitarrista do Pearl Jam vai ao Pantanal

$
0
0

 Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam

Veja por onde Stone Gossard, 51 anos, o guitarrista do Pearl Jam, estava dias atrás: no Rio Negro, no Pantanal. Ele aproveitou a turnê do grupo pelo Brasil e foi conhecer a região com a turma da Conservação Internacional (CI-Brasil). É que a banda e a instituição vão fazer um projeto juntos para ajudar a preservar o meio ambiente de lá. Maravilha!"


Marcelo Freixo reclama de deselegância de Quaquá

$
0
0

De Marcelo Freixo, do PSOL, sobre o lançamento de sua candidatura ao governo, feita por Washington Quaquá, presidente do PT no Rio: “É uma deselegância. Não só com Celso Amorim, que é candidato ao governo pelo partido dele, mas também a Tarcísio Motta, candidato do meu partido. Eu vou disputar uma cadeira na Câmara.”

‘Tá no ar' presta homenagem a humoristas da história da televisão

$
0
0

O último episódio da temporada do “Tá no ar”, dia 17 de abril, após o BBB, vai ser uma homenagem aos programas de humor da história da televisão. Além de celebrar os comediantes que não estão mais entre nós, o programa vai ter mais de 30 participações. Entre elas: Renato Aragão, Tom Cavalcante, Hubert, Heloísa Périssé, Ney Latorraca, Cristina Pereira, Agildo Ribeiro, Samantha Schmütz, Fafy Siqueira, e por aí vai.

A ministra Carmen Lúcia trabalha durante a Semana Santa

$
0
0

Ministra Carmen Lúcia

Eu não sei dos outros, mas a ministra Cármen Lúcia vai trabalhar na semana santa. Aliás, na quinta-feira da paixão, a presidente do STF visita um presídio feito através de Parceria Público Privada (PPP), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Aos 90 anos, Laura Cardoso arrasa no twitter

$
0
0

Laura Cardoso

A vitalidade de Laura Cardoso dá gosto de ver. Aos 90 anos, esbanjando simpatia e bom humor, ela é exemplo para os colegas do elenco de “O outro lado do paraíso”. Basta aparecer em cena como a cafetina Caetana, com suas tiradas hilárias e diretas, para o nome da atriz aparecer imediatamente como um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, especialmente no Twitter. Somos todos fãs da atriz!

José de Abreu cancela assinatura de TV em protesto contra 'O mecanismo'

$
0
0

O ator José de Abreu cancelou a sua assinatura da Netflix, em protesto contra a série “O Mecanismo”, sobre política brasileira e inspirada na Lava-Jato: “Ela é mentirosa, preconceituosa e mostra o ódio que José Padilha tem do Brasil.”

Viewing all 26715 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>